PROGRAMAS

PRÁTICA ESPORTIVA PARAEQUESTRE

    Com finalidade de preparar a pessoa com deficiência para competições paraequestres. O praticante deve ter boas condições para estar a cavalo, já podendo participar de festivais de Equoterapia e Hipismo Adaptado.

    A ação do profissional de equitação habilitado em Equoterapia é mais intensa, segue necessária, contudo, a orientação dos profissionais das áreas de saúde e educação. Além da inserção social, buscam-se: O prazer pelo esporte; a melhoria da auto-estima, bem-estar, autoconfiança e qualidade de vida.

HIPOTERAPIA

    Voltado para pessoas com deficiência física e/ou mental. Neste caso o praticante não tem condições físicas e/ou mentais para se manter sozinho no cavalo. Portanto não pratica equitação.  Necessita de auxiliares-guia para conduzir o cavalo e mantê-lo montado, dando-lhe segurança.

     A ênfase das ações é dos profissionais da área da saúde para a execução de exercícios programados. A segurança e o conforto do praticante são observados a todo o momento. O cavalo, pelo movimento, estimula mais o praticante do que este atua sobre ele. O cavalo é usado principalmente como agente cinesioterapéutico.

EDUCAÇÃO / REEDUCAÇÃO

    Pode ser aplicado tanto na área de reabilitação quanto na educação/reeducação. Neste caso, o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzí-lo, dependendo em menor grau dos auxiliares-guia.

    A ação dos profissionais de equitação tem mais intesnsidade, embora os exercícios devam ser programados por toda a equipe, segundo os objetivos a serem alcançados. O cavalo continua propiciando benefícios pelo seu movimento tridimensional e o praticante passa a interagir com o animal e o meio com intensidade. Ainda não pratica equitação e/ou hipismo.

PRÉ-ESPORTIVO

    Também pode ser aplicado nas áreas de reabilitação ou educativa. O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo e, embora não pratique equitação, pode participar de pequenos exercícios específicos de hipismo, programados pela equipe.

    Aqui, o trabalho do profissional de equitação em Equoterapia tem ênfase em relação aos demais. O praticante é preparado para realizar pequenos exercícios de hipismo que visam a melhoria da qualidade de vida e sua inserção/reinserção social. O cavalo é utilizado prncipalmente como agente de inserção social.

Ligue:

31 9915-8070

Endereço: 

Rodovia MG 120,

Ponte nova- Rio Doce

Ponte Nova-MG