O Centro de Equoterapia Animal Amigo (CEAA) é uma organização da sociedade civil, fundada em novembro de 2013, com sede na cidade de Ponte Nova-MG. É filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE - Brasil) e têm reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e estadual. O CEAA conta com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogo, médico, veterinário, profissional de educação física e equitador. Os atendimentos são realizados no Haras 3 Corações. O CEAA oferece reabilitação para pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais por meio da Equoterapia, que é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como coadjuvante em um processo de desenvolvimento biopsicossocial.
A OSC só existe em função do apoio dos padrinhos e empresas que acreditam na causa. O trabalho se estende pela microrregião de Ponte Nova.
-
Pessoas ( Crianças, Adultos e Idosos ) com necessidades especiais derivadas de síndromes genéticas, lesões neuromotoras, patologias ortopédicas e disfunções sensório-motoras;
-
Crianças com dificuldades de aprendizagem, relacionamento social e hiperatividade;
-
Pessoas sujeitas a condições de "stress" e insônia ou sintomas de depressão e baixo nível de auto-estima;
-
A criança ou adulto saudável com medo do cavalo, insegurança em atividades esportivas em geral ou dificuldades de equilíbrio e coordenação, ou ainda, que deseja iniciar-se nas atividades eqüestres.
-
Crianças que necessitam de cuidados especiais consequentes de abuso físico, emocional e/ou sexual, e que sofreram negligência dos pais e/ou cuidadores.
SOBRE NÓS
-
Promover o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e afetivo dos indivíduos, que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou portadores de necessidades e cuidados especiais.
-
A vigilância socioassistencial, que visa analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidade, de ameaças, vitimizações e danos.
-
O amparo às crianças e aos adolescentes carentes;
-
A promoção à integração ao mercado de trabalho;
-
Promover o desenvolvimento psíquico, afetivo e social do ser humano;
-
Proporcionar a prática e a aplicação da Equoterapia, pautando-se, no que respeita seus fundamentos técnico-científicos, éticos e filantrópicos, pelo modelo preconizado pela ANDE/BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia;
-
Utilizar a equitação de forma didático pedagógica buscando:
-
Educação e formação do caráter dos praticantes:
-
Inserção e reinserção social de pessoas portadoras de deficiências e/ou com necessidades especiais;
-
Prevenção, tratamento e recuperação de dependentes químicos e/ou menores infratores
-
Promover o processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.
-
-
Formar e aperfeiçoar equipes interdisciplinares aptas a ministrarem as técnicas equoterápicas, através da promoção de cursos, seminários, pesquisas, estudos e levantamentos estatísticos;
-
Congregar esforços na busca de recursos na área empresarial e governamental a fim de levar os benefícios da Equoterapia a todas as classes sociais.